A proteção de Deus em meio às tribulações da vida

Vamos aprender hoje sobre uma característica da ação de Deus em nossas vidas, lendo o versículo abaixo:

Isaías 4.5: “E criará o Senhor sobre todo o lugar do monte de Sião, e sobre as suas assembléias, uma nuvem de dia e uma fumaça, e um resplendor de fogo flamejante de noite; porque sobre toda a glória haverá proteção.”

O aprendizado é passo-a-passo.

A jornada cristã, como tudo na vida, possui um início. Em Eclesiastes 3 está escrito que “tudo tem o seu tempo determinado”, o que faz menção às etapas da vida, há etapas na adolescência em que a principal preocupação da pessoa é (ou deveria ser) estudar para entrar numa faculdade, quando a pessoa envelhece mais um pouco sua preocupação passa a ser constituir família, a partir daí entra a etapa de cuidar dos filhos, e assim vão se passando os ciclos dessa vida. Do mesmo modo, conforme o tempo a pessoa vai aprendendo mais com Deus e sobre Deus. Ela passa a, assim como Jó, não conhecer mais Deus apenas de ouvir falar ou de servi-lo mecanicamente, mas a ter experiências de Vida com Ele [Jó 42.5-6].

Uma das lições que aprendemos na vida é sobre a confiança em Deus, algo que todos nós falamos, todos nós temos uma idéia do que é, mas na prática não é tão simples, por isso que Deus permite algumas dificuldades na vida para nos ensinar. Antigamente em meio às dificuldades eu procurava blogs nos quais a pessoa me explicasse o “porquê” do sofrimento, eu encontrava as respostas certas porém às vezes sem a explicação completa, não parecia que quem tinha escrito tivesse passado por dificuldades, era como se houvessem respostas prontas para cada situação. Se o leitor já passou por essa situação eu entendo.

Confiar em Deus é você pular em Seus braços tendo certeza que Ele irá te segurar

O fato é que confiar em Deus é algo gradual, em Provérbios 4.18 está escrito que “[…] a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito“. Em cada situação da vida, se tomarmos a atitude correta, nós vamos enxergar com nossos próprios olhos (assim como Jó) que Deus não nos desamparou, e isso irá criar em nós a confiança necessária tanto para enfrentar outras possíveis dificuldades (se Jesus não voltar antes) quanto para aconselharmos um irmão que esteja numa etapa diferente em sua jornada, um irmão que não aprendeu ainda a lição de como confiar em Deus (que fique claro que aqui não é uma crítica, muitos terão dificuldades em confiar em Deus em algum momento de suas vidas, é difícil mesmo no início, mas depois que a lição é aprendida a pessoa passa a confiar mais facilmente em Deus em outras situações – ainda que tudo diga que não, se Deus disse que sim já está determinado e irá acontecer se você continuar firme, tenha certeza disso). A partir do momento que a pessoa confia em Deus ela passa a ficar tranquila em meio às tribulações, porque ela confia em Deus e sabe que Ele é sobre todas as coisas, Ele está no controle de tudo, somos muito pequenos e há muitas coisas que só Deus pode resolver, há coisas que fogem do nosso controle e humanamente é impossível, mas para Deus não há nada impossível [Lucas 1.37].

Eu lia muitas vezes o versículo abaixo e não entendia plenamente seu sentido, mas hoje entendo:

Salmos 46.2: “Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares

Esse versículo tem sentido literal, ainda que acontecesse isso que está descrito, não deveríamos temer! A confiança em Deus faz com que tenhamos compreensão do que Ele pode e vai fazer, significa ter a certeza de que Ele não irá nos desamparar. Vivemos num mundo no qual, por exemplo, podemos confiar nas pessoas e nos decepcionarmos, podemos depender assim como José dependeu do copeiro de Faraó quando interpretou seu sonho, o qual se esqueceu de José depois que foi liberto [Gênesis 40.14, 23], porém em Deus podemos confiar e dEle podemos depender, porque Ele não é como o homem, Ele é Puro, Verdadeiro e nEle não há mentira.

Resumindo, na análise do versículo base do início desse post entendemos que Deus é nuvem de dia e fogo flamejante à noite, ou seja, o dia (tempos bons) e a noite (tempos ruins) não deixarão de existir enquanto estivermos nessa terra, porém Deus é proteção e guia para ambos os momentos, certeza de Vitória conforme Sua Vontade, Ele é Fiel e não nos abandona, independentemente do momento que estejamos passando [Isaías 49:15: “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti“].

Para finalizar, medite no seguinte versículo:

Romanos 8.18: “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada

Aceite a Jesus enquanto há tempo clicando aqui.

Divulgue esse site para seus amigos, ajude-nos a espalhar a Palavra de Cristo pelo mundo, há acessos do mundo todo nesse blog.

Temos uma página no Facebook, curta-nos lá:

“Reflita & Relate”
https://m.facebook.com/reflitaerelate/

Abraços e até o próximo post!

Gian Costa

Salmos 46:2“], ela sabe que cada detalhe de sua vida é dirigido por Deus, então

Deixe um comentário